07 setembro 2012

Céu e Inferno ? Quem é melhor ou Pior, LINUX(Ubuntu) ou Windows ? Pinguim ou... Bill Gates (?) .

Nossa cara... imagino o bombardeio de respostas "WINDOWS, CLARO !" que no momento devem ter sido ditas...

A verdade amigos é que isso depende, e MUITO, do usuário. Sim do Usuário ! 
Na minha opinião, Windows e Linux se comparam de maneira simples :
Imagine uma cela de prisão... bem vindo ao Windows.
Imagine um campo aberto onde você pode correr, pular... enfim... Você está no Linux(Ubuntu).

Para os que não sabem o Linux é isso, um campo aberto, onde você tem total liberdade para modificar, invadir, construir, testar e fazer o quê for, não é a toa que esse é o sistema operacional "queridinho" dos Hackers/Crackers, claro, que BackTrack é bem melhor para eles, afinal, é completo !

Passando o Post para uma linguagem mais experiente :

Linux é livre pois o usuário pode modificar como for a Kernel de seu sistema, falando em Kernel e Códigos-Fonte, é esse um dos maiores motivos do Linux ser bombardeado de pessoas que dizem o quanto ele é ruim . (Por quê não sabem nem pra que serve um Terminal ! ). Se um dia por acaso você conseguir acessar o Código-Fonte do Windows, eu te amo cara, sério, eu te amo !

Quer falar sobre licenças ?
Com um sistema Linux, licenciado sob a GPL, você é livre para modificar, lançar novamente e até vender os aplicativos que você usa (desde que mantenha o código fonte disponível). Além disso, com a GPL, você pode baixar uma simples cópia de uma distribuição Linux e instalar em quantas máquinas você queira. Com a licença Microsoft, você não pode fazer nenhum dos dois e é obrigado a usar apenas o número de licenças compradas. Se comprou 10 licenças do Windows para sua empresa, por exemplo, só pode instalar o Windows legalmente em 10 máquinas. Se instalar em mais de 10 máquinas, estará descumprindo o contrato aceito no momento da instalação do sistema operacional. 

Linhas de Comando ? Prompt e Terminal !
Prompt de comandoNão importa onde a evolução do Linux chegue, ou quão fantástico o ambiente desktop possa se tornar, a linha de comando será sempre uma ferramenta imprescindível para propósitos administrativos. É difícil imaginar uma máquina com Linux sem a linha de comando. Entretanto, para o usuário final, já é algo bastante próximo da realidade. Você pode usar o Linux por anos sem jamais tocar na linha de comando, assim como você faz no Windows. E embora você possa utilizar a linha de comando no Windows, ela não será tão poderosa quanto é no Linux. A Microsoft tende a esconder o prompt de comando do usuário. A menos que você acesse o “executar” e entre com “cmd”, o usuário provavelmente nem saberá que a linha de comando existe no Windows. E mesmo que ele consiga acessá-la, não terá utilidade nenhuma, já que praticamente todas as configurações do Windows são feitas pelo ambiente gráfico.

Aparencia, Flexibilidade, Rigidez, Facilidades ? 
É comum compararmos Linux e Windows a outros hábitos do cotidiano. Carros e motos, casas e apartamentos… mas vamos tentar nos ater ao desktop em si. A não ser que você pretenda pagar para instalar um aplicativo de terceiros, para alterar a aparência, por exemplo, no Windows você terá que se contentar com o que a Microsoft decidiu que é bom pra você (ou modificar arquivos do sistema, o que, pelo menos em teoria, é proibido pela licença). No Linux, você pode confortavelmente fazer seu desktop ter o “look and feel” que é a sua cara. Você pode ter exatamente o que você quer. Desde um ambiente gráfico simples, como o Fluxbox, até uma experiência 3D completa com o Compiz.

Segue algumas screenshots do Linux-Ubuntu(modelo que eu uso no momento), screenshots do BackTrack e Vídeos.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Yooo!
Que bom que está comentando!
Isso significa que leu a postagem o que me deixa bem feliz...
Odeio regras por isso fique livre para comentar quando quiseres e a hora que quiseres apenas não xingue as pessoas, irei abominar tal ato... U.U